Capitólio celebra a cozinha mineira com a 3ª Edição do Festival Sabores
A cidade de Capitólio recebe a 3ª Edição do Festival Gastronômico Sabores, um evento que promete aquecer o turismo e o paladar na região. O festival, que começou no dia 29 de setembro, ocorre no formato de Circuito Gastronômico, estendendo-se até 3 de novembro de 2025.
O Circuito se configura como um roteiro culinário em que 10 estabelecimentos tradicionais da cidade apresentam pratos inéditos e exclusivos em homenagem ao tema deste ano: "Da Fazenda à Mesa". Trata-se de um convite à celebração da origem dos alimentos e da autenticidade dos sabores. A proposta é resgatar as raízes da comida de fazenda, valorizando ingredientes frescos, técnicas tradicionais e as memórias afetivas inerentes à culinária mineira.
Os chefs e estabelecimentos participantes terão o desafio de reinterpretar esses elementos em receitas autorais, criativas e cheias de identidade. Moradores e turistas poderão, assim, vivenciar os sabores locais em uma jornada gastronômica rica em história e cultura, fazendo de cada parada no circuito uma nova descoberta.
GASTRONOMIA, ARTE E CULTURA EM DESTAQUE
Além da experiência culinária, o Festival Sabores de Capitólio terá uma programação abrangente. O Circuito contará com atrações musicais e culturais nos estabelecimentos participantes, além de ações que envolvem a comunidade local, transformando a cidade em um verdadeiro palco de sabores, arte e cultura regional.
Segundo Talita Soares, presidente da Associação dos Empresários de Turismo de Capitólio (ASCATUR), o festival é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento local. “O evento é uma oportunidade de integrar o setor de alimentação com o turismo e a cultura. Queremos que os visitantes conheçam nossa cidade através da nossa comida, das nossas histórias e da hospitalidade mineira. É uma forma de mostrar quem somos, com autenticidade e sabor”, destaca Soares.
O Festival visa atrair turistas em um período estratégico, movimentar o comércio local e, principalmente, promover os talentos gastronômicos da região. A expectativa é que o Circuito se consolide no calendário como uma das principais vitrines da cultura e do turismo gastronômico de Capitólio.
PRATOS E RESTAURANTES DO CIRCUITO
Veja abaixo a relação dos pratos e estabelecimentos que participam da 3ª Edição do Festival Gastronômico Sabores:
Panelinha, do Bourbon
Broinha de Fubá recheada com carne de lata e requeijão de barra. Ingredientes: Milho, porco e queijo (sem glúten). (R. Dr. Avelino de Queiroz, 387, Centro, Capitólio/MG)
Bolinho da Roça, do Complexo da Capivara
Bolinho de mandioca recheado com carne de lata desfiada, requeijão cremoso e queijo Canastra. Um sabor tipicamente mineiro que conquista a cada mordida. Ingredientes: Mandioca, porco e queijo Canastra. (Rod. MG-050, Km 314, 6, Capitólio/MG
Costelinha de Porco com Farofa de Banana da Terra, da Canela de Ema Capitólio
Costelinha de porco cozida lentamente na banha, acompanhada de farofa de banana-da-terra com bacon e uvas-passas. Ingrediente: Porco. (Rod. MG 050, Km 305, Capitólio/MG)
Da Roça Burger, da Canoa Bonita Bar
Hambúrguer de barriga de porco, servido com chutney de cebola ao vinho tinto, crocante de bacon, queijo Canastra maçaricado e crispy de couve, no macio pão brioche. Acompanha chips de cará crocantes, trazendo um toque regional e surpreendente à experiência. Ingredientes: Porco e queijo canastra. (Rua São Sebastião, 550, Capitólio/MG)
Ouro Negro, do Coração Aberto Hotel Butique
Risoto de café, finalizado com queijo Canastra, acompanhado de um suculento ragu de costelinha e finalizado com o toque adocicado do melaço de cana. Ingredientes: Café, queijo Canastra, porco e rapadura. (Estrada do Dique, Km 5, Capitólio/MG)
Tilápia do Jeitim de Pau a Pique, do Restaurante do Turvo
Filé de tilápia empanado em fubá artesanal, assado na folha de bananeira, servido sobre um purê cremoso de mandioca e regado com um delicado molho caseiro de ervas. Como acompanhamento, quiabos crocantes e arroz branco perfumado com alho dourado e salsinha fresca. A mandioca resgata a essência das cozinhas rurais, enquanto o quiabo e as ervas celebram a tradição das hortas e quintais, trazendo à mesa os sabores genuínos da roça. Ingrediente: Peixe e mandioca. Sobremesa: Trio Mineiro: Queijo Canastra harmonizado com chantilly de café e doce de leite finalizado com flor de sal e um toque de café. Ingredientes: Queijo Canastra e Café. (Rod. MG-050, Km 308, Capitólio/MG)
Bolinho Raiz, do Restaurante Bar Flutuante Nossa Praia
Bolinho de farinha de trigo, recheado com costela bovina desfiada, queijo, temperos caseiros e um toque especial de cachaça. Ingredientes: queijo e cachaça. (Rod. MG-050, Km 308, Capitólio/MG)
Panelinha de Cogumelo, do Salvatore Escarpas
Cogumelos salteados em manteiga, vinho branco e tomilho, sobre fonduta de queijo, finalizados com ovo perfeito, amêndoas defumadas, raspas de limão-siciliano e azeite de trufas brancas. Ingrediente: queijo Canastra. Sobremesa: Curau Brulle - Creme de milho com chocolate branco e cumaru, finalizado com crosta queimadinha e sorvete artesanal de Queijo Canastra. Ingredientes: milho e queijo. (R. Arcemino Rodrigues da Cunha, 10, Centro, Capitolio/MG)
Alfredo à Mineira, do Sô Bello
Espaguete de massa longa envolto em cremoso molho Alfredo de queijo Canastra artesanal, finalizado com tiras suculentas de filé suíno grelhado. Ingredientes: porco e queijo Canastra. (Praça Padre João Machado, 98, Centro, Capitólio/MG)
Matula, do Tô Aqui na Belo Vale
Arroz tipo carreteiro, acompanhado de feijão tropeiro e torresmo de rolo e ora-pro-nóbis frita. Ingredientes: porco, milho e frango. (Estrada Capitólio/Escarpas Km 3, Bairro Águas das Vertentes, Capitolio/MG)

