Pesquisa da ASCATUR revela que movimento nos feriados atendeu às expectativas

Uma pesquisa realizada pela Associação dos Empresários de Turismo de Capitólio (ASCATUR) no final de abril, abrangendo os feriados da Semana Santa e do Dia do Trabalho, avaliou o impacto dessas datas e as perspectivas para os próximos feriados. O objetivo foi coletar com os associados dados para planejar ações de promoção do destino turístico. Segundo o levantamento, a maioria dos associados considerou que o movimento de visitantes esteve dentro ou acima do esperado.
Entre as principais dificuldades para atender a demanda, os pesquisados destacaram a falta de mão de obra como o maior obstáculo, seguida, em menor escala, pela alta procura e pela insuficiência de infraestrutura na cidade.
O estudo revelou que os turistas priorizaram passeios aos atrativos locais, como visitas a cachoeiras, passeios de lancha e de 4x4. A gastronomia também ganhou destaque como um dos pontos de interesse dos visitantes.
Quanto às expectativas para os próximos feriados, a maioria dos empresários do setor mantém uma visão neutra, com uma parcela expressiva demonstrando otimismo e apenas um respondente indicando pessimismo no curto prazo.
Questionados sobre ações para atrair mais turistas, os associados planejam investir em divulgação, promoções de atrativos em suas propriedades e parcerias com outros pontos turísticos da região. Já em relação à ASCATUR, os filiados sugeriram a realização de eventos mensais fora do período de feriados e a intensificação da divulgação.