Capitólio inova com lançamento da plataforma Mavis 360

Capitólio inova com lançamento da plataforma Mavis 360

JORNAL O TEMPO (BH)

17 de Abril de 2025

 

TECNOLOGIA NO TURISMO

Capitólio inova com lançamento da plataforma Mavis 360

Ferramenta estratégica para agências de viagens e operadoras oferece uma imersão nos hotéis, restaurantes e atrativos da região

 

Por Paulo Campos

Apresentada no estande de Minas durante a feira WTM Latin America, a plataforma digital de realidade virtual Mavis 360 faz a promessa de facilitar a comercialização do destino Capitólio, no lago de Furnas.

Pioneira no uso da realidade virtual voltada para o turismo, a plataforma oferece uma imersão nos equipamentos hoteleiros, restaurantes e atrativos turísticos da região, otimizando a experiência de comercialização para operadoras, agências de viagens e profissionais do turismo. 

A princípio, a Mavis 360 está disponível para ser usada em capacitações, mas em breve será expandida para o formato aplicativo ou link no celular. 

O prefeito de Capitólio, Cristiano Silva, define a plataforma como a "Disney do turismo": “A Disney inovou com uma plataforma de voo de asa-delta, nesse mesmo sentido hoje trazemos essa realidade para Minas, aguçando o turista a vivenciar essa experiência pessoalmente".

A plataforma permite que as agências e operadoras “visitem” virtualmente pousadas, hotéis, restaurantes e pontos turísticos, como os cânions de Furnas, as cachoeiras do Território Canastra e as fazendas produtoras do premiado Queijo Canastra.

“Queremos que as pessoas vivenciem a natureza, ouçam o som das cachoeiras e vejam de perto a hospitalidade mineira antes mesmo de fazerem as malas”, ressalta Talita Alves Soares, presidente da Associação dos Empresários de Capitólio (Ascatur).

Por meio de realidade virtual ou dispositivos móveis, é possível explorar cada detalhe desses locais em 360 graus, sentindo-se como se estivesse presente fisicamente. A experiência interativa inclui sons ambientes, informações sobre os atrativos e até simular passeios de lancha ou trilhas pelas montanhas.

A nova ferramenta foi pensada para facilitar a formatação de roteiros e pacotes turísticos pelas operadoras e permitir capacitar de forma diferenciada e imersiva os agentes de viagens. Com mapas interativos e dados detalhados sobre distâncias, infraestrutura e logística, os operadores podem planejar roteiros mais eficientes e personalizados. 

A tecnologia permite, por exemplo, entender a proximidade entre Capitólio e o Território Canastra – cerca de 80 km – e explorar as opções de transporte, hospedagem e passeios disponíveis, tudo em um ambiente virtual integrado.

"Para quem vende turismo, essa é uma revolução. Podemos mostrar ao cliente exatamente o que ele vai encontrar e planejar cada etapa da viagem com precisão, economizando tempo e aumentando a satisfação”, explica Mariana Figueiredo, presidente-executiva da Braztoa, parceira da iniciativa.

A Meviz, responsável pelo desenvolvimento técnico, incorporou à plataforma recursos de última geração, como imagens em alta resolução e navegação intuitiva, garantindo uma experiência fluida e acessível. Já a consultoria da GKS trouxe expertise em estratégias de mercado, com uma solução própria que permitiu alinhar o projeto às demandas do turismo moderno e sustentável.